Como podemos preparar um repertório para a música na igreja, de forma dinâmica, criativa e inspiradora?
O que compartilho com você têm como base a visão de um líder de adoração, assim como a de um pastor de igreja local. Ter essa experiência em ambos os lados, me faz ter uma percepção equilibrada e saudável, gerando assim, um bom fundamento.
Se você me acompanha com frequência, perceberá que tenho como fundamento essa revelação: Tudo em nossa vida é resultado da cultura que abraçamos! Não é diferente em nosso serviço oferecido a Deus, através da música, na igreja local. Quando entendemos a cultura da igreja com a qual fazemos parte, isso define, de forma intencional, o que iremos cantar e assim, experimentar da parte de Deus.
Identificando o Público da Sua Igreja
Sua igreja têm um público mais jovial? Ou ela é composta de pessoas mais maduras? Ou, ambos os públicos? Bom, por que pergunto isso? Porque não podemos esquecer que a igreja é multifacetada, composta de pessoas de várias gerações distintas. Isso significa que precisamos alcançar os corações das pessoas de maneira que elas possam se identificar com aquilo que estamos construindo.
Eu não estou limitando você a cantar o que as pessoas querem. Estou te encorajando a interpretar o seu povo, suas necessidades, e assim, construir, de acordo com a cultura que a sua deseja estabelecer, um repertório dinâmico, atual e que inspira à comunhão com Deus.
A música fundamenta valores
A música é um instrumento de fundamentação de valores. Aquilo que cantamos deve ser o resultado daquilo que cremos. Ela ensina, consola, levanta, se movendo como um instrumento profético, ajudando a criar uma atmosfera para a manifestação da presença de Deus.
Leia mais: https://andremartinsoficial.com/cultura/
Dito isso, existem características que precisamos considerar. Assim, teremos segurança e parâmetros sobre o que devemos cantar e o que não devemos cantar. Sendo assim, separei 5 características de repertório em nossos encontros!
5 Características de repertório para a igreja local
- Músicas Congregacionais
A música congregacional envolve a todos, gerando um senso de comunidade, pertencimento e adoração à Deus. - Músicas Cristocêntricas
Cristo é o centro, o fundamento e o motivo do nosso louvor. Nosso louvor é resultado da revelação que temos da pessoa de Deus, em Cristo. - Músicas Atuais
Músicas é movimento. Ela se reinventa, alcançando assim a todos! Você só não pode negociar os valores que possui. - Músicas Autorais
Valorize os compositores do ministério ao qual você faz parte, assim como, os compositores de sua igreja local. Estimule os sua equipe a criar suas próprias canções, gerando assim, uma identidade em sua comunidade local. - Músicas Atemporais
Existem músicas que não perdem a sua força com o tempo. Elas resistem à tendência atual, marcando uma geração passada e construindo uma consciência de adoração à geração atual. Honre aqueles que fizeram história!
Que você seja inspirado a cantar suas melhores canções, oferecendo assim, um louvor genuíno à Deus!
Abraços,
André