Todo músico deve crescer. Precisamos compreender o nosso valor e importância no chamado e propósito de Deus em nossas vidas.
Nossa mentalidade precisa ser afetada de tal maneira que a gente acredite de fato, no dom de Deus que há em nós e nos efeitos que esse dom proporciona às pessoas. Não foi à toa que recebemos um talento tão precioso como a música.
Meu desejo de crescer
Se existe um desejo que me move é o de crescer. Sempre tive essa fome interior de não me limitar, sabe? Não apenas como músico, mas como líder, pastor, professor, enfim, meu desejo pelo crescimento está em todas as esferas da minha vida pessoal!
Me lembro do dia em que tive a oportunidade de fazer um curso de guitarra elétrica em um conservatório de música. Por ser um curso municipal e gratuito, assim como por ter um excelente professor e guitarrista como mentor ( Joca Costa ), o curso era extremamente requisitado.
Sendo assim, só haviam três vagas disponíveis naquela oportunidade, para os primeiros 20 candidatos. O teste seriam realizado por ordem de chegada, ou seja, os vinte primeiros, seriam ouvidos. A fila rodou um quarteirão! Todavia, lá estava eu, as 7 horas da manhã firme e forte! Haviam mais de 50 candidatos!
Pouco a pouco, os participantes foram desistindo, e, consequentemente, eu fui permanecendo. Bom, me lembro de ficar sem comer, com medo de perder o meu lugar. acredito que fiquei mais de 8 horas na fila. Quando chegou a minha vez, acredite: Eu era o vigésimo primeiro!
Lembro-me da cara de compaixão que o professor teve, ao descobrir o tempo que eu estava aguardando na fila. Generosamente, ele me deu a chance de mostrar meu trabalho.
Ao tocar, percebi o professor emocionado. Ele estava chorando. Dias depois recebi o resultado do exame: Havia ficado em segunda lugar! Foram três anos da minha vida incríveis de crescimento e muita aprendizagem musical.
Músicos: Desenvolvam-se!
O aprendizado é um aspecto fundamental para quem deseja se tornar excelente no que faz. Excelência têm a ver com uma mente próspera assim como ter uma boa jornada. A pergunta que quero fazer a você é: Na sua caminhada pessoal, você têm crescido ou está estagnado no que faz? Como músico, você tem se tornado melhor?
Até quando estamos do mesmo jeito como há 1, 5, 10 anos atrás, estamos regredindo.
Falo isso, porque é muito fácil pra gente se acomodar com o que já temos musicalmente. E isso, vai estagnar o nosso crescimento e trazendo frustração. É muito ruim lidar com esse sentimento, na qual sabemos que podemos fazer mais, mas simplesmente não conseguimos. Seja por limitações naturais, ou por falta de conhecimento, ou pior, por negligência pessoal.
Leia mais:
https://andremartinsoficial.com/5-criterios-do-lider-de-musica-com-a-sua-equipe/
Músico, você não precisa se limitar! Você pode e deve crescer em tudo e, assim, honrar a Deus com a sua musicalidade, generosidade, manifestando o seu propósito que é glorificar a Deus com a todo o seu ser.
Pensei em algumas dicas práticas de como o músico deve se desenvolver. Quando comecei a estudar sobre o assunto, percebi que o assunto é muito extenso para ficar limitado à 5 coisas. Porém, acredito que esses princípios irão te dar o estímulo inicial para sair da sua zona de conforto.
Preparados?
5 coisas que todo músico na igreja precisa saber
- Acredite na sua musicalidade
– Você precisa conhecer e acreditar no seu potencial, talento e habilidades. Não espere reconhecimento de outros se você mesmo não reconhece o seu valor. - Conheça a importância do ministério de socorros
– A música é tão importante quanto qualquer outro ministério na igreja. O ministério de socorros antes de tudo, ajuda, facilita e cria um ambiente favorável para a ma manifestação dos dons ministeriais e espirituais. - Ouça música todo dia
– No carro, no trabalho, na rua, em casa… Crie o hábito de aguçar o seu ouvido musical, aprendendo a reconhecer os detalhes, a beleza e a construção de uma música. - Estude o seu instrumento
– Quanto mais você pegar em seu instrumento para tocá-lo, mais familiarizado você fica com ele. Crie uma rotina de estudos ( de acordo com a sua realidade ), e seja fiel a isso. - Invista em sua capacitação
– A mediocridade te faz acreditar que o que você já tem de conhecimento é suficiente. Mas acredite: Paramos de crescer quando paramos de aprender!
Espero ter inspirado o seu coração.
Abraços,
André Martins