Pais e filhos. Um relacionamento único, marcante e que influencia a vida de toda uma geração, direcionando e dando identidade aos filhos.
Escrevo esse post como um pai de um filho de três anos. Porém, escrevo também como um pai espiritual, que lidera uma igreja há dez anos. É incrível o que a paternidade produz na minha vida, seja a paternidade natural ou a espiritual. Agora, nem sempre como pais percebemos o efeito que a nossa presença produz na vida dos nossos filhos. Mas acredite: Nossos filhos desejam isso!
Existe um clamor no coração de todos nós. Ansiamos por relacionamentos. Isso é intrínseco, ou seja, nascemos com essa necessidade. A razão disso é o desejo do nosso Criador em se relacionar conosco. Percebemos isso em toda a Bíblia, começando em Adão, até chegar em Jesus, assim como a nós.
O relacionamento que Deus tem com Jesus é tão forte e real, que, em Marcos 1.11, após ele ser batizado nas águas, e estar pronto para obedecer o chamado Divino em sua vida aqui na terra, ele ouviu uma voz dos céus, dizendo: ” Tu és o meu Filho amado, em ti me alegro.” Esse é o padrão de relacionamento entre pai e filho: Parceria, amizade, segurança.
A desordem
Infelizmente, esse padrão de relacionamento foi perdido ao longo das eras. Mas o propósito continua! Deus sempre apontou para um futuro, onde a ordem seria restabelecida, convertendo o coração dos pais aos filhos, e dos filhos, aos pais…
Malaquias 4.6
ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais
Eu posso afirmar a você com toda firmeza: O motivo de vermos tanta desordem, caos e mazelas em nossa sociedade, é porque uma boa parcela de pais não assumiram a paternidade como um objetivo de vida. Não estou falando de pais biológicos, falo, todavia, daqueles que se dedicam aos seus filhos, assumindo a responsabilidade de ser quem Deus sempre tencionou que fossem.
Consequentemente, mazelas como sofrimentos emocionais, financeiros, psicológicos são algo bem presentes nos órfãos de pais vivos. Sim! É isso o que você acabou de ler: Órfãos de pais vivos.
Filhos precisam de referência, influência, assim como de direção. Na ausência dos pais, falta identidade. E sem identidade, não temos origem, tradição, lembranças, herança. O resultado disso? Uma busca por algo ou alguém que supra essa lacuna, que só os pais, movidos por um propósito Divino, podem proporcionar aos seus filhos.
O que vemos hoje em dia são filhos influenciados somente pelos influencers ou youtubers. Consequentemente, isso gera uma geração imatura. Uma geração imatura é fruto da ausência de pais maduros!
Leia mais: https://andremartinsoficial.com/o-verdadeiro-crescimento-espiritual/
Pais encorajam seus filhos
Se você têm filho pequeno, sabe exatamente o que estou falando. Filhos exigem total dedicação! Relacionamento saudáveis são fruto de intencionalidade.
Eu tenho várias lembranças boas do meu pai. Infelizmente, ele já partiu. Porém, sou muito grato a tudo o que vivi com ele. Não consigo expressar em palavras, na totalidade, o que ele representa em minha vida. Como a sua voz me encorajava! De fato, tudo o que mais queria da parte dele era essa segurança, sabe? Sua voz tinha força sobre a mim. Seu apoio em momentos decisivos me colocaram onde estou hoje. Meu pai foi o meu maior amigo e encorajador!
Quero compartilhar com você algumas passagens bíblicas que comprovam o efeito que palavras de fé geram em nossas vidas.
” Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus.” 2 Timóteo 2.1
” Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza…” 1 Timóteo 4.12
” Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” 2 Timóteo 1.6-7
Pai direciona, dá destino aos seus filhos. Lembro que, aos vinte e um anos, tive a maior oportunidade da vida até então: Havia recebido o convite de me mudar de Natal, para São Paulo, começando uma nova jornada. Estava inseguro, embora, soubesse em meu coração que era o tempo de avançar em meu propósito. A voz que mais me acalmou e me incentivou foi a do meu pai. ” Vai filho, eu te abençou. ” Não precisava de mais nada. Tinha tudo o que precisava!
5 dicas práticas aos pais
- Converse com o seu filho
- Ensine-o
- Corrija-o
- Demonstre afeto ( palavras de afirmação, abraços, tempo de qualidade )
- Seja um exemplo
Viva a paternidade!
Leia mais:
http://verbodavida.org.br/lista-blogs/andre-martins/paternidade-3/