Eu decidi, há alguns anos atrás, que, ao acordar logo cedo, a primeira coisa que sai da minha boca é: Louvor! Louvor se trata de um modo de ser. É mais do que cantar. É expressar, em palavras e ações, a vida que você têm por dentro.
O que é louvor
De forma simples e prática, vida de louvor é ter ações que glorificam a Deus. Por exemplo:
Quando temos um coração grato por todos os seus benefícios;
Ao cantarmos de forma espontânea e, ao mesmo tempo intencional, acerca do Seu caráter e natureza;
Falar sobre Ele em nosso dia a dia, reconhecendo quem Ele é em nós.
Em outras palavras, é viver uma vida tal, que o que sai de você, sempre será um elogio oferecido a Deus. Você se torna um elogio a Ele. Incrível, não?
“A fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo.”
Efésios 1:12
Nasci para o louvor da glória de Deus! Acima de tudo, existo para expressar a Sua natureza de amor, generosidade, alegria, paz, justiça, bondade e santidade. Afinal, como Ele, assim eu fui criado para ser!
“pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo.”
1 João 4.17,b
Louvor é mais do que um período de música na sua igreja local ou levantar as mãos em um único momento. É existir Nele, vivendo consciente de que fomos criados para esse propósito: Honrá-lo em tudo o que você pensamos, falamos e fazemos.
“E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.”
Colossenses 3.17
Quando esse entendimento domina você, tudo o que faz aqui na terra, o faz com outra percepção e disposição. Um filtro maravilhoso pra você perceber que está vivendo essa vida é: O que penso, falo e faço, manifesta louvor a Deus?
“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.”
1 Coríntios 10.31
Ouça essa mensagem: https://www.youtube.com/watch?v=Y1WOnx-XWr0&t=1840s
Os seus efeitos
Essa é a beleza. Não se trata de um momento, é uma vida. Uma das suas principais características é que o louvor coloca Deus em primeiro lugar. Quando praticamos, vivemos mais conscientes da Sua presença. Por isso que compartilhei, no início, a primeira atitude que tomo ao levantar pela manhã. Prefiro me encher da consciência da Sua presença e, só depois, realizar todas as demais coisas.
Como resultado, isso me equilibra, tornando-me mais sensível espiritualmente, assim como me impulsiona a novos níveis de relacionamento com Ele. Além disso, o louvor te torna menos egoísta. Isso mesmo. Por quê? Porque essa prática de louvá-lo tira os olhos de você mesmo e os volta para Deus. Em outras palavras, você se torna um louvor a Deus.
Na prática
Concluindo, desafio você a passar cinco minutos da sua manhã, simplesmente levantando suas mãos, em sinal de rendição, levantando sua voz em gratidão por tudo aquilo que Ele é em Sua Palavra e em sua vida, simplesmente o amando. Faça isso durante alguns dias, de forma consciente e persistente.
Garanto a você que o seu mau humor diminuirá. Sua disposição e produtividade aumentará. Sua alegria retornará para o lugar de onde nunca deveria ter saído: De dentro de você!
No próximo post, irei compartilhar com vocês o significado dos salmos, hinos e cânticos espirituais, ferramentas poderosas em nossa vida de louvor.
Até lá.
Leia mais: https://andremartinsoficial.com/o-conhecimento-pratico/