Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.
Salmos 90:12
Gosto dessa passagem. Ela me revela a importância de perceber a vida da maneira correta. Nessa oração, Moisés pede algo ao Senhor, sabedoria e clareza espiritual a fim de que ele pudesse discernir a sua vida.
A verdade é que nós podemos viver a nossa vida e ainda assim, não aproveita-la. No mundo moderno de hoje, é fácil ter informação, mas penso que tem sido mais difícil viver sabiamente. A vida não tem muito a ver somente com o desejo de alcançarmos o nosso destino, mas sim com a maneira como vivemos ao longo do caminho. Às vezes, na ânsia de realizar coisas lícitas e que até fazem parte do plano de Deus para nós, podemos viver estressados, irritados e mau humorados, perdendo assim a oportunidade de viver o hoje com alegria, disposição e coragem.
Já vivi com esse tipo de comportamento: Sempre acelerado, ansioso, nervoso, crítico. Era difícil conviver comigo mesmo. Nem eu me aguentava! Com o tempo, fui percebendo que além de prejudicar as pessoas ao meu lado, eu estava fazendo mal a mim mesmo.
Já parou para pensar que muitos pais, no desejo sincero de promover o sustento aos seus filhos, estão perdendo o relacionamento com eles? Tem gente que espera se aposentar pra começar a viver com intensidade. Outros, enquanto ganham a vida, perdem sua própria vida. Alguns esperam o seu aniversário pra festejar o dia. Outros, aguardam chegar o Natal pra dizer aos seus pais que o amam.
Certo dia, vi um comercial de uma telefonia, onde um rapaz estava em um parque passeando com o seu cachorro. Ele começa a mexer no celular enquanto o pobre cachorrinho chama a sua atenção para brincar. O cachorro de tanto insistir, desiste, pois o dono não largava o celular! As vezes, é assim que vivemos a vida diária: Conectados com o mundo inteiro, menos com a nossa realidade.
Agora, talvez você perceba que está vivendo exatamente dessa forma: Fazendo muitas coisas, não aproveitando nada! O que fazer? Como mudar?
Certa vez, aprendi algo: Quanto tempo demora pra mudarmos a nossa disposição? A resposta? O tempo que você decide mudar! E a mudança verdadeira meu amigo, é aquela que acontece por dentro. É uma questão de segundos!
Fiz um pequeno ajuste interior. Decidi criar novos hábitos, aproveitando mais o meu tempo. Pra muita gente, ter rotina é uma coisa ruim. Aprendi que isso depende do nosso ponto de vista. Se a nossa rotina nos inspira a crescer, melhorar e, se, no meio desse processo a gente vive com leveza, graça e alegria, então a rotina pode se tornar algo muito bom!
A vida é feita de rotina. Se você deseja viver uma vida melhor, decida mudar o seu dia, criando novos hábitos. Bons hábitos são difíceis de se conquistar, porém, são fáceis de se conviver. Maus hábitos são fáceis de se conquistar, porém, são difíceis de se conviver.
Aqui vai alguns conselhos práticos:
– Certifique-se de que as pessoas se sentem bem com você.
– Declare palavras de vida e amor a quem você ama.
– Seja divertido.
– Ame rir.
– Tenha prazer de estar perto das pessoas.
– Celebre as pequenas conquistas.
– Se perdoe.
– Ao acordar pela manhã, diga com ânimo: Eu decido viver bem!
– Crie expectativa.
– Seja grato.
Você verá a sua vida valendo a pena. Eu não quero chegar no final dos meus dias com cara de prejuízo, amarelo e sem graça, arrependido de não ter vivido ao máximo do meu potencial. Eu quero e eu vou viver animado, em plena confiança, certo de que vivi com sabedoria, inteligência e bom humor.
Coloque o seu celular no modo avião e fique pronto pra decolar!