O cântico espontâneo é uma das maneiras mais incríveis de manifestarmos o nosso amor e adoração à Deus; desta forma, somos cheios do Espírito Santo, bem como é produzido uma consciência profunda da gloriosa Presença de Deus em nós e sobre nós.
Entretanto, tenho percebido o quanto a igreja como um todo tem sido privada dessa experiência única e transformadora que é ministrar à Deus, cantando e falando entre nós salmos, hinos e cânticos espirituais.
O que a Bíblia diz sobre o tema
E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais Efésios 5:18-19 (ARA)
Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. Colossenses 3:16 (ARA)
Desejando a Prática
Eventualmente, alguns líderes de música, bem como ministros de música e até pastores, me perguntam de forma honesta: Como posso mudar a realidade da minha igreja local no período de louvor? Sinto ela apática nesse momento.
De fato, muitas vezes, os ministros de música ou cantores, sabem como fazer cânticos espontâneos na igreja, no período do louvor. Como resultado, não provamos da riqueza em fluir pela inspiração. Enfim, é necessário crescer na revelação da prática!
Por causa disso, desejei escrever esse post. Quero compartilhar com você, 5 passos básicos, porém, fundamentais, para o início de um novo tempo em sua igreja, através da música!
5 Passos para a prática do cântico espontâneo na sua igreja
- Aprenda Sobre a Importância do Tema
Acima de tudo, salmodiar é ministrar à Deus. É através das nossas palavras, melodias e arte, que expressamos a nossa devoção, tanto quando a gratidão, etc. Em suma, quanto mais você entender o propósito da prática espiritual de cantar uma nova canção, mais confiante você estará para ensinar a outros. - Pratique o Cântico Espontâneo em Seu Dia-a-Dia
É preciso criar o bom hábito de cantar à Deus em nossa vida diária ainda mais. Quer um conselho? Ore e cante em outras línguas todos os dias! Isso é cantar no espírito! Além disso, comece a falar mais sobre quem Deus é e o que Ele significa para você. Isso é cantar com o seu entendimento! - Tenha um Bom Fundamento Doutrinário
Cantar para Deus é, acima de tudo, falar sobre Ele! E não há como fazer isso com leveza, sem ter conhecimento e revelação espiritual. Portanto, essa é a importância de se ter uma boa base doutrinária. Igualmente, se estou falando sobre o tema da graça, alegria, amor ou Espírito Santo, etc… é preciso fazer isso com coerência, firmeza e muita convicção. - Aguce Sua Musicalidade
Quanto mais você escutar boa música, fruto das suas influências e referências musicais e ministeriais, mais consciente você se torna melódico, harmônico e ritmicamente. Dessa forma, fica mais fácil e natural misturar a doutrina com a música. - Pratique o Espontâneo na Igreja
Mostre na prática o cantar espontaneamente; assim, mais natural será para a igreja o cantar. Ensine-os sobre os motivos e benefícios do cântico espontâneo!Os Benefícios
Lembro-me com muito carinho e gratidão, do tempo em que fui pastoreado pelo meu pastor em Natal-RN, pastor Marquinhos, do Verbo da Vida. Durante 3 anos, eu sempre o via salmodiando antes ou depois de ensinar a Palavra. Frequentemente, ele fazia poesias e cantarolava com naturalidade sobre a relevação de Cristo. Isso me deixava cheio no espírito e potencializado a ministrar a música na igreja!
Assim, de forma intencional ou não, ele me ensinou algo: Quanto mais praticamos o cântico espontâneo, mais fácil fica o ambiente espiritual. Em outras palavras, a atmosfera muda, os sentimentos se ajustam e a gente passa a valorizar mais a unção coletiva que só é vivida no ambiente de igreja local.
Por fim, algumas pessoas se identificam comigo quando ministro música na igreja. Vejo que elas ficam felizes em ver a facilidade que tenho em cantar algo novo, do nada! Na verdade, nada vem do nada; vem de algum lugar! É nesse lugar ( o próprio Deus ) que eu tenho aprendido a viver e a me expressar!
Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação. 1 Coríntios 14:26 (ARA)Seja edificado!
André
Leia também
https://andremartinsoficial.com/3-caracteristicas-para-ministrar-louvor-com-uncao-na-igreja/