Resolução: Crescerei
O que o espírito humano mais deseja é encontrar o seu significado, sua importância. O homem busca, incessantemente, o valor da vida.
Consciente e inconsciente, esse ardor íntimo é o que motiva e impulsiona, direta ou indiretamente, todo ser humano, dirigindo suas decisões, controlando o seu comportamento e ditando suas reações no ambiente na qual você vive.
Crescer faz parte da vida. Todo ser vivo nasce, cresce, amadurece e morre, cumprindo assim o seu propósito.
Eu e você nascemos com esse objetivo: Crescermos na vida que Deus propôs à nós, glorificando-o aqui na terra, dando frutos que exaltam o seu Nome.
Porém, crescer espiritualmente não é automático, instantâneo, fácil. Crescimento espiritual é resultado da Divina Graça de Deus e da responsabilidade humana.
A Graça de Deus e a responsabilidade humana são catalisadores essencial para o genuíno crescimento. E aí que muita gente se perde, por causa dos conceitos que se têm sobre a parte que cabe a Deus e a parte que cabe a nós…
O que Deus faz, o homem não pode realizar. Ele é a nossa sabedoria, justiça, santificação e redenção.
Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção,
1 Coríntios 1.30
Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.
1 Coríntios 6.11
Ele nos dá tudo o que precisamos no que diz respeito as coisas da vida.
Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui
grandes promessas, para que por elas vos torneis co- participantes da natureza divina, livrando- vos da corrupção das paixões que há no mundo,
2 Pedro 1.3-4
Essa é a parte que só Deus pode realizar. Graças a Deus pela graça de Deus!
Sem essa força, esse poder interior, a vida cristã pode se tornar apenas uma mera tentativa humana de receber algo de Deus pelos próprios méritos. Porém, quando nós entendemos o que Deus já fez e o que Ele pode fazer em nosso favor por meio da sua graça e vida, e assumimos a nossa parte nesse processo, o crescimento genuíno acontece!
Pedro em sua carta ensinou um princípio muito valioso. Ele disse:
“ Despojando- vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências, desejai ardentemente, como crianças recém- nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso.” 2 Pedro 2.1-3
Eu preciso desejar. Eu preciso QUERER realizar. Eu preciso REALIZAR.
Paulo diz em Filipenses 2.12-13 que é nossa responsabilidade efetuar a salvação que já ocorreu em nosso coração.
Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o
realizar, de acordo com a boa vontade dele. NVI
Na prática, Paulo está ensinando: Seja na prática aquilo que a graça de Deus já os tornou!
Sabe, se você pudesse se ver por dentro, você ficaria surpreso com tanta coisa boa disponível em seu espirito, em seu homem interior. A verdade é que o desafio do crescimento espiritual é justamente esse: Manifestar na pratica aquilo que já somos por dentro!
Agora, como manifestar o que já somos espiritualmente se não nos desenvolvermos? Como viver essas verdades se isso ainda não é uma verdade, um fundamento em minha vida?
Na carta aos Hebreus, o autor diz em Hebreus 5.11-14
Quanto a isso, temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram lentos para aprender. Embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra
de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram- se aptos para discernir
tanto o bem quanto o mal.
A verdade é que existe muita coisa disponível pra nossa vida que ainda não se manifestou por falta de maturidade espiritual. Uma coisa é quando estamos crescendo e, nesse processo erramos… Outra coisa é quando erramos na vida por letargia, preguiça espiritual, fraqueza. É aí que mora o perigo.
Entenda: Em Cristo somos perfeitos. Em Cristo somos completos. Em Cristo temos tudo!
Colossenses 2.9
Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade, e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.
1 Coríntios 3.21-22
Portanto, ninguém se glorie em homens; porque todas as coisas são de vocês, seja Paulo, seja Apolo, seja Pedro, seja o mundo, a vida, a morte, o presente ou o futuro; tudo é de vocês, e vocês são de Cristo, e Cristo, de Deus.
Tudo é nosso! Tudo nos pertence!
Agora, se tudo é nosso, se tudo nos pertence, se estamos completos em Cristo, então por que a necessidade do esforço pessoal? Por que a necessidade de crescer?
Porque na prática, na vida diária, isso ainda não se tornou uma realidade experimental em nossa vida. Embora no espirito, por dentro, você seja perfeito ( posicionalmente ) isso precisa se manifestar em todas as esferas do seu ser ( vitalmente ).
Gosto de dizer que na prática, a gente tá correndo atrás do prejuízo!
Você tá indo da atrás daquilo que é seu por direito, ou seja: maturidade, avanço, progresso, sucesso, constante crescimento, melhoramento, percepção aguçada, sabedoria espiritual, revelação, inteligência emocional, disciplina, etc…
Quando a Bíblia nos ensina sobre a necessidade de nos tornarmos perfeitos em Cristo, ela não fala sobre ausência de erros. Deixa eu te dizer uma coisa: Você vai errar! Porque? Porque você está ( ou deveria ) estar crescendo!
Nesse processo de crescimento, nós estamos aprendendo a viver a vida. Tenho aprendido que existe níveis de aprendizagem. Alguns precisam aprender, outros precisam reaprender, e outros precisam desaprender!
Sabe quando é que paramos de crescer? Quando paramos de aprender.
Crescer é um processo. Crescer não é ausência de erro. Crescer é estar em constante mudança. Gosto de dizer que se hoje você não está melhor do que ontem e se amanhã você não estiver melhor do que hoje, então você não está crescendo!!! Olha o que
Paulo diz sobre isso:
Filipenses 3.12-16
Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá- lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço:esquecendo- me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.
Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e, se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá. Tão- somente vivamos de acordo com o que já alcançamos.
Aí vai alguns princípios para crescer:
1. Reconheça que você ainda precisa crescer;
2. Avance rumo à maturidade;
3. Esqueça os erros do seu passado, se perdoe;
4. Tenha um propósito, visão e metas de vida de uma forma clara;
5. Viva de acordo com aquilo que você possui.
Crescimento espiritual fará você viver coisas novas no Senhor…
Crescimento espiritual conduzirá você à constância…
Crescimento espiritual ajustará os seus sentimentos…
Crescimento espiritual dará à você confissões corretas…
Crescimento espiritual ensinará você à práticas corretas…
Crescimento espiritual proporcionará à você uma expectativa confiante…
Crescimento espiritual promoverá à você um futuro glorioso.
Eu não sei quanto a você, mas eu vou crescer!!!
Nele,
André Martins