Amo falar sobre música! Assim como amo falar sobre a música na igreja e a visão que é transmitida através das canções que oferecemos a Deus.
Recebo inúmeros pedidos de músicos, líderes de música e adoração e pastores, que desejam, de forma sincera, desenvolver o seu serviço oferecido a Deus, através de seus dons e talentos. O que compartilho com você, é fruto de mais de um 25 anos de serviço cristão. Assim, falo como voluntário, músico, líder de adoração e departamento, e também como pastor.
Não quero guardar nada. Pelo contrário! Meu objetivo é ser fiel aos recursos que tenho desenvolvido ao longo dos anos, e, principalmente, desejo compartilhar minha visão de mundo, com minhas percepções e base doutrinária.
Nesse primeiro post, falarei não só sobre música, como também sobre um fundamento que estrutura tudo o que vamos construir juntos nesse post: Visão!
“ Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz.”
Provérbios 29.18
Na versão NVI diz:
“ Onde não há revelação divina, o povo se desvia.”
O valor de uma visão
A verdade é: Onde não há visão, o ânimo é baixo. Começo falando sobre visão, porque sem ela, tudo o que fazemos e oferecemos a Deus, por mais que seja com a motivação certa, se tornará ineficaz, além de muito cansativo.
Já servi muito na igreja local, porém, sem ter o mínimo de consciência do motivo que me levava a servir. Como resultado, me sentia frustrado no que realizava. Sim, as pessoas sempre me diziam: “É para a glória de Deus”, mas, na prática, pouco efeito isso produzia em mim. O motivo? Nem ao menos sabia o que era viver para a glória de Deus, tampouco tinha uma visão clara sobre o que estava fazendo.
Entretanto, a coisa mais importante que devemos entender, na minha visão, é o propósito daquilo que fazemos. Por que fazemos o que fazemos? Somente assim é que podemos encontrar ânimo no que estamos fazendo. Com base nisso, procurei descobrir o papel da música na igreja, e os efeitos de uma visão.
Antes de tudo, deixa eu te dizer o que é visão. Visão é, fundamentalmente, a capacidade de enxergar o potencial ainda não manifesto. Visão é uma função do coração.
Não existe igreja, grupo de música e qualquer outro serviço oferecido a Deus que seja bem sucedido sem uma visão clara, específica e mensurável.
Por que fazemos o que fazemos?
Qual a cultura da sua igreja local?
Qual é a visão da sua igreja com relação à música?
Sem essas respostas, você entrará em um lugar chamado “desgaste”, além de viver com uma sensação de servir por servir. Como resultado, a única coisa pelo qual você irá se mover é por uma escala mensal. E isso, se for você for fiel!
Entende?
Leia mais:
https://andremartinsoficial.com/a-cultura-do-reino-de-deus/
Para esclarecer mais, trarei aqui, algumas perguntas para você responder, em parceria com a sua liderança local. Acredito que elas te ajudarão a ter clareza sobre o assunto:
Perguntas práticas para localizar a visão da sua igreja local
1. Qual é visão que temos sobre liderança?
2. Qual o papel da música na igreja local?
3. Qual o propósito do ministério de socorros?
4. Quais os princípios dessa visão?
5. O que se espera dos voluntários dessa visão?
6. Como deve ser o relacionamento com os pessoas?
7. Como?
8. Qual o peso dessa visão para você?
Percebe? Não se trata simplesmente de escolher um repertório atualizado. É mais do que cantar o estilo preferido, porém, é uma visão cantada e vivida! Além disso, quando entendemos a visão na qual estamos inseridos, todo o nosso serviço é afetado positivamente.
5 efeitos na sua equipe de música, por causa da visão
Primeiro: O repertório é atualizado com base nos valores que possuímos como igreja;
Segundo: O nível de comprometimento e motivação ficam elevados;
Terceiro: Desenvolvemos a consciência de que estamos construindo uma visão que glorifica a Deus, através da música.
Quarto: Ficamos mais conectados com a nossa liderança pastoral e com as pessoas ao nosso redor;
Quinto: A criatividade começa a aumentar, por causa do dom que é despertado pela visão.
Quero te lembrar que o nosso comportamento fala, canta e transmite uma verdade.
Espero ter enriquecido o seu coração. No próximo post, falarei mais sobre a visão que tenho como pastor na minha igreja local, assim como eu transmito a visão à nossa equipe de música. Enquanto isso, continue servindo com alegria!
Abraços
Veja um vídeo sobre louvor:
https://www.youtube.com/watch?v=Y1WOnx-XWr0&t=1840s